Você com certeza já fez ou já recebeu alguma transação via Pix este ano, não é mesmo? Em setembro de 2023, o Pix se sobressaiu ao bater mais um recorde no número de transações por dia. No total, foram 152,7 milhões de transferências realizadas no mesmo dia, segundo o Banco Central (BC).
Já não é mais surpresa que o Pix é o queridinho dos brasileiros. Segundo a terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, publicada este ano, 52% dos microempreendedores individuais (MEI) classificam o PIX como o principal meio para receber pagamentos. A pesquisa também revelou que dos pagamentos recebidos pelas micro e pequenas empresas, 18% são em boleto, 6% em dinheiro e em primeiro lugar vem o PIX com 27%, ao lado do cartão de crédito também com 27%.
Mas, não são apenas os empresários que caíram nas rédeas do PIX, o sistema de pagamento também é o preferido de muitos consumidores.
O Mercado Pago elaborou um estudo que constatou que o PIX é o método preferido de pagamento entre os usuários de 13 a 17 anos. O estudo revela que os adolescentes gastam, em média, R$268 por mês apenas com o PIX. Em junho deste ano, só o público adolescente realizou mais de 23 milhões de transações. A análise do estudo foi baseada nos clientes que possuem contas para menores de idade.
Criado em 2020 pelo Banco Central, o PIX surgiu como uma forma de facilitar transações de pessoa para pessoa com operações mais baratas e rápidas. Hoje, o PIX está consolidado como principal meio de pagamento do país.
O PIX apresenta diversos benefícios tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, como:
✅ Pagamentos entram na conta de forma instantânea;
✅ O PIX pode substituir as compras no cartão de débito, reduzindo custos com transações;
✅ As transações são isentas de custos para pessoas físicas;
✅ As transações podem ser realizadas por QR Code;
✅ Não precisa de maquininha, ou seja, não possui tarifas de manutenção;
✅ Os pagamentos não dependem de intermediários, como acontece com os pagamentos em cartão;
✅ Não precisa de troco;
✅ Auxilia na melhoria do fluxo de caixa das empresas.
Pois é, como já vimos anteriormente, o Pix é o método preferido de uma grande parte de microempreendedores e pequenas empresas pelas facilidades que ele oferece para os empresários, assim, o Pix tem sido um grande parceiro dos negócios e também tem contribuído para o surgimento de novos negócios.
Os recebimentos em Pix, inclusive, desde janeiro deste ano, já precisam estar no SPED fiscal das empresas.
Utilizar o Pix é imprescindível para empresas que desejam vender mais, expandir seu negócio e potencializar seus resultados.
E, quando se fala de crescimento e de levar negócios ao sucesso, a Chianca está dentro.
Com mais de 20 anos de história em gestão e tecnologia, a Chianca está presente em mais de 20 estados do Brasil, desenvolvendo soluções de gestão para empresas. Uma dessas soluções é o Pix Conciliado.
Receber pagamentos em Pix já não é novidade para ninguém, mas já está na hora de fazer isso de forma segura, rápida e prática. Com o Pix Conciliado Chianca isso é possível!
✅ Conferência automática entre o seu ponto de vendas e o seu banco.
✅ Taxa mais barata do mercado.
✅ Recebimento de pagamento de forma instantânea.
✅ Emissão de nota fiscal.
✅ Integração com o seu financeiro e vendas.
✅ Pagamentos por QR code.
O Pix é o método de pagamento mais utilizado no Brasil e que mais cresce a cada dia. O o seu negócio também precisa acompanhar esse crescimento, mas com a segurança do Pix Conciliado.
Quer saber mais?