Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para quem deseja maximizar suas receitas, reduzir custos, fidelizar e captar novos clientes.
Em outras palavras, adquirir um novo cliente custa sete vezes mais do que manter um bom cliente na base. Ou seja, ter um relacionamento para manter o seu cliente pode ser ainda mais lucrativo do que você imagina.
O CRM (Customer Relationship Management), traduzido para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, trata-se de um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias de negócios que colocam o cliente no centro. Ou seja, o CRM auxilia empresas a obterem uma visão geral sobre o comportamento de seus clientes e extraindo informações assertivas para modificar as operações dos negócios e garantir que os seus clientes sejam atendidos da melhor maneira possível.
A filosofia de CRM é simples: quanto mais você entender seus clientes, mais assertivas serão suas ações.
Para resumir, qualquer negócio começa com uma base de relacionamento com o cliente!
Como implementar CRM na minha empresa?
A dica é seguir os três principais fundamentos para gerir um bom relacionamento.
Em primeiro lugar, identifique os seus clientes que possuem características semelhantes e unifique em um grupo.
Após o reconhecimento, deve-se incentivá-los a interagir com a empresa através da personalização de produtos e serviços oferecidos.
Além da personalização, é fundamental que haja um ciclo de feedbacks para que sejam oferecidos aos clientes todos os benefícios que eles desejam, na hora e da forma como espera. Assim não haverá quebra de expectativas.
Esta etapa exige flexibilidade, feeling e treinamento da equipe de relacionamento com o cliente.
O software CRM fornece funcionalidade para empresas em quatro segmentos: vendas, marketings, atendimento ao cliente e comércio digital.
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