Second hand, upcycling, sustentabilidade, consumo consciente, esses e outros termos fazem parte de um conceito que tem conquistado o mercado fashion no Brasil: a moda circular.

Segundo o relatório deste ano da ThredUp, um dos maiores sites de moda circular do mundo, as vendas globais de peças second hand (de segunda mão) vão crescer, até 2027, três vezes mais do que o mercado de varejo tradicional, movimentando 350 bilhões de dólares. Além disso, é esperado que, até 2024, a moda circular ocupe 10% de todo o mercado de vestuário do mundo.

Mas, não é apenas a economia que tem tido impactos com a moda circular, os próprios consumidores também têm aderido a este conceito. Hoje, o número de pessoas que consomem produtos second hand já ultrapassa os 36 milhões pelo mundo, dado também da ThredUp.

Essa tendência tem ocupado muitas vitrines pelo Brasil. Mas, o que de fato é a moda circular? E, o que está por trás de todo o seu crescimento?

MODA CIRCULAR

A moda circular consiste em um novo ciclo de vida fashion que envolve mais reaproveitamento, reutilização e sustentabilidade no consumo da moda.

Em 2018, o setor da moda foi responsável pela emissão de 2,1 bilhões de gases de efeito estufa (Fashion on Climate), além disso, uma peça de roupa de tecido sintético leva de 100 a 300 anos para se decompor. Por isso, pensar em uma moda mais sustentável é uma proposta que tem conscientizado muitas pessoas ao redor do mundo.

Estamos acostumados com a moda funcionando em um ciclo linear, ou seja, peças são compradas, usadas e descartadas, mas na moda circular é diferente. As peças que antes seriam descartadas passam a ter uma nova utilidade, podem ser vendidas, doadas ou até mesmo customizadas, prolongando a vida útil do produto e iniciando novamente o ciclo, desse modo, um ciclo circular. Em geral, conhecemos a moda circular por meio do mercado dos brechós.

Já está no passado aquela ideia de que brechós são locais velhos, sujos e com peças ultrapassadas e em péssimas condições. Hoje, os brechós são verdadeiras empresas, com CNPJ, funcionários e alta lucratividade. Há quem trabalhe com peças retrô, vintage e até mesmo brechós que vendem peças de luxo second hand.

Celebridades e artistas por todo o mundo também já aderiram à moda circular.

Recentemente a apresentadora e atriz Adriane Galisteu afirmou em suas redes sociais que boa parte de seu guarda-roupa é formado por peças second hand. Além disso, ela postou um vídeo em seu Instagram deixando suas próprias peças em um dos maiores brechós do país, o Peça Rara.

E, não é para menos que a moda sustentável tem engajado tantas pessoas já que não é apenas sobre comprar peças de segunda mão, mas é sobre consumir com consciência, sustentabilidade, personalidade e intenção.

BENEFÍCIOS DA MODA CIRCULAR

A Moda Circular como uma moda mais sustentável e que gera menos poluentes você já conhece, mas ela também proporciona muitos benefícios para os consumidores e para os empreendedores.

Listamos alguns para você:

  1. Produtos exclusivos

A venda de second hands valoriza a marca, a qualidade dos produtos e permite que os consumidores encontrem peças de coleções especiais, de marcas que já não são mais fabricadas e dos mais diversos estilos. E o melhor, com um preço diferenciado das vitrines.

  1. Rentabilidade

Os novos empreendedores que desejam entrar no segmento da moda circular têm a possibilidade de ter uma ótima rentabilidade. Estes podem começar vendendo peças de seu próprio guarda-roupa, consignando produtos com clientes, uma boa proposta para não ter prejuízos com produtos que não venderam, e, usando o upcycling (reutilização), podem repaginar peças que antes seriam descartadas.

  1. Movimentação do comércio local

A moda circular não faz circular apenas a moda, mas também o comércio local. Produtos revendidos de fornecedores do seu próprio estado, cidade ou bairro contribuem para que o comércio local se fortaleça. Por isso, muitos empreendedores podem ter no mercado circular um espaço para começar o tão sonhado “próprio negócio” e se destacar em sua própria localidade.

É momento de fazer a moda circular!

Eu deixo circular e você?
Responda em nosso Instagram

DEIXA CIRCULAR

Este momento de reutilização e consumo sustentável tem aberto portas para muitos empreendedores começarem novos negócios ou potencializarem suas empresas. Segundo dados de 2022 do Sebrae, o número de brechós no Brasil cresceu em 210% nos últimos cinco anos. Para atender a este mercado de forte crescimento, é necessário que os negócios estejam preparados para se adaptar às necessidades dos consumidores, para lidar com a concorrência e para alavancar os seus resultados.

Nós da Chianca Softwares também apoiamos a sustentabilidade e os empreendedores que fazem parte desse novo ciclo da moda. Por isso, temos o:

O Deixa Circular tem tudo o que o empreendedor precisa para gerir o seu negócio com praticidade, segurança e mais agilidade.

Com ele, os brechós automatizam processos como controle de estoque, de fornecedores, de créditos de clientes, controle financeiro e de vendas.

Nada de perder o seu tempo e a sua paciência com planilhas e controle manual!

Além disso, o Deixa Circular também dispõe de um link de consulta saldo para os clientes, etiquetas personalizadas, triagem de produtos, uma solução para controle de devolução de peças e o controle de toda a parte fiscal com emissão de NFC-es. O sistema de gestão de brechós mais completo do Brasil.

O mercado de brechós irá crescer três vezes mais até 2027 e o Deixa Circular quer levar o seu brechó a acompanhar esse crescimento.

Quer conhecer mais?
Fale com o nosso time

Para ter mais conteúdos sobre moda circular, gestão e consumo consciente, siga o Deixa circular.