Os Marketplaces se tornaram gigantes no comércio virtual, representando cerca de 58% das vendas online de todo o mundo.
Você consegue visualizar o shopping da sua cidade? Pense nas diversas marcas que possuem lojas dentro do shopping e cada uma vende o seu produto de forma individual.
Então, o marketplace é basicamente isso, sendo que mundo virtual.
Eles são uma forma riquíssima de vender os seus produtos, e ainda alcançar ainda mais clientes, vendo que não é restrito à forma presencial, podendo criar ou expandir o seu negócio trazendo diversos benefícios ao seu negócio.
Marketplace é a mesma coisa que e-Commerce?
É muito comum associar os dois, mas eles têm propostas um pouco diferentes.
Apesar de ambos venderem produtos de forma online, o e-commerce é um modelo de negócio próprio, onde você tem a sua própria loja e precisa desenvolver uma estrutura própria, criar anúncios para divulgação e trabalhar com o SEO para obter um bom número de acessos.
Já o Marketplace é um intermediador, entre o consumidor e o vendedor, ele já conta com uma interface e processos de pagamentos já estruturados, onde a única preocupação do vendedor é atender bem o cliente em todas as etapas depois da compra.
O marketplace permite que vários vendedores adicionem os produtos à plataforma, que os clientes vão comprar.
Lá, o comprador quase sempre busca o menor preço possível, enquanto o vendedor busca oferecer o maior preço (ou a melhor margem de lucro).
Por sua vez, o marketplace fica com uma comissão sobre a venda.
Como saber o momento de aplicar na sua empresa?
Além de uma forte presença de marca em seu mercado, é importante construir relacionamentos desde o início para que os clientes possam se familiarizar com seu trabalho.
É por isso que a escolha do marketplace vai muito além do nome, mas de todas as possibilidades de negócio que ele vai apresentar a você.
Além disso, claro, lembre-se de buscar uma plataforma com recursos que enriqueçam sua gestão e possibilitem que você atinja mais clientes.
Analise o nicho de mercado, taxa de conversão e o ticket médio. Tudo isso também precisa estar alinhado à estratégia que você desenvolveu para o seu negócio.
E aí pronto para alavancar ainda mais o seu negócio?
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