Nesta última segunda-feira (15), foi o último dia para fazer uma transferência eletrônica via DOC. Os brasileiros tiveram até às 22h para utilizar o meio de pagamento e puderam agendar uma transação até o dia 29 de fevereiro, quando, de fato, o sistema deixará de ser utilizado pelos bancos.
O DOC permitia transações de até R$4.999,99 e poderiam ser feitas até às 22h para o valor ser quitado no próximo dia útil, caso fossem feitas após às 22h, a transferência seria concluída após dois dias úteis.
Após quatro décadas de existência, o DOC encerra as suas atividades, mas não é de hoje que este meio de pagamento vem entrando em desuso. Desde o surgimento do Pix, que permite transações instantâneas, o DOC tem perdido espaço. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2023, o Pix ficou em primeiro lugar no número de transações eletrônicas no Brasil, com 17, 6 bilhões, enquanto o DOC, foram apenas 18,3 milhões, representando apenas 0,05% de todas as transações realizadas no ano.
O DOC acabou, e agora?
Há quatro anos atrás, realizar um pagamento eletrônico no mesmo dia era um grande avanço, mas, em 2020, o Pix mudou esta realidade.
Hoje, vivemos em uma era de muito imediatismo. As pessoas querem comprar com agilidade e querem agora, por isso, o Pix ganhou tanta popularidade.
Mas, além disso, ele oferece diversos benefícios como: transações para qualquer banco, disponível 24h, gratuidade na transação para pessoas físicas, custos menores que os de cartão para transações de pessoa jurídica e transações via QRCode.
O futuro é o Pix, e os negócios que querem crescer estão investindo nessa modalidade. Investindo em segurança.
Para se resguardar de fraudes e garantir segurança, é importantíssimo para as empresas ter uma conciliação bancária de suas transações via Pix.
Conheça o PIX Conciliado Chianca
É a solução de conciliação de Pix da Chianca. Ela possibilita que a transação em Pix passe por uma conferência automática antes da confirmação do pagamento, garantindo segurança e 0 riscos de fraude.
Além disso, com o Pix Conciliado Chianca, a sua empresa tem:
✅ Emissão de nota fiscal.
✅ Integração com o seu financeiro e vendas.
✅ Pagamentos por QR code.
✅ E muito +
É o fim da era do DOC e o fortalecimento da era do Pix.
Garanta segurança na sua empresa para as transações do principal meio de pagamento eletrônico do Brasil.
Quer ter o Pix Conciliado?