Cultura colaborativa é um modelo de gestão que valoriza a participação de todos os colaboradores de uma empresa.

Já imaginou um time de pessoas confiantes que ajudam e estão engajados no crescimento da empresa?

Isso acontece quando há uma abertura por parte da gestão para que os mesmos compartilhem suas ideias sem julgamentos e críticas.

Mas o que é cultura colaborativa?

Entende-se como a valorização da participação de todos, fazendo com que a equipe trabalhe em conjunto em um ambiente onde se sintam confortáveis e encorajados para expor suas ideias assim como respeitar as ideias dos demais.

Esse é um modelo de gestão horizontal, onde as decisões são tomadas por todos em conjunto e não apenas pela liderança.

E quais as vantagens?

Um dos pontos positivos é simplesmente ouvir opiniões diferentes, tendo uma oportunidade para se rever conceitos, padrões e processos dentro da empresa.

Exemplo, um processo sempre foi feito de forma “X”, porém um colaborador teve um ideia para fazer essa tarefa com mais eficiência, por que não avaliar essa ideia?

Além disso, gera um senso de valorização no seu time, porque quando o profissional percebe que está contribuindo ele se sente muito mais motivado, entre outros.

A importância do RH na cultura colaborativa

Ter um RH estruturado, é fundamental para consolidar essa cultura. Ele deve planejar ações, treinamentos e a implantação da cultura colaborativa com calma e antecedência.

O processo deve ser feito com atenção para que ocorra tudo conforme o planejamento e evitar que os colaboradores fiquem desmotivados.

Pronto para começar essa cultura no seu negócio?

Ela surgiu com intuito de descentralizar opiniões, promovendo um ambiente mais dinâmico.

Seus benefícios são inúmeros, por isso o empresário e gestores devem estudar a melhor forma para implementar dentro dos negócios.

E aí curtiu esse conteúdo? Então não deixe de acompanhar os nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios.