Vários empresários não sabem como posicionar a sua marca no mercado em que está incluído.
É preciso analisar os valores que diferenciam o seu negócio das concorrentes, amplificando os pontos positivos da sua marca.
Tá bem, mas…
O que é posicionar de marca?
É uma estratégia de branding em que o objetivo é ocupar um lugarzinho na mente do seu cliente.
Hoje em dia as empresas travam uma batalha pela a atenção do seu cliente, e tendo um posicionamento de marca certeiro, você não vai precisar entrar nessa briga, uma vez que o cliente ao ouvir determinada informação ela vai diretamente pensar no seu negócio.
Essa estratégia não usa o produto e sim a percepção do cliente sobre a sua marca, por isso você deve saber: seu público-alvo, dores que o seu produto resolve, proposta de valor, diferenciais e em como você quer que a sua marca seja reconhecida.
Fica ligado nos insights que vem a seguir.
A quem o seu produto atende?
Ter isso em mente é fundamental, porque sem isso, como você pode identificar os hábitos, onde o seu consumidor em potencial passa o tempo livre, qual a rede social que ele usa?
A partir disso você pode montar uma estratégia apenas para atingir quem realmente vai consumir o seu produto.
As dores que a sua resolve?
Seja algum produto ou serviço, você precisa conhecer ele e mostrar para o seu cliente que aquilo pode ajudá-lo.
Sempre mostrando os diferenciais que o seu produto/serviço tem perante a concorrência.
Como tirar tudo isso do papel?
Para ter um bom posicionamento de marca, é precso ter uma estratégia de marketing bem desenvolvida, escolhendo plataforma, conteúdo e muito mais, sendo coerente é claro com a sua marca.
Pense, por exemplo, na Natura, na Coca-Cola ou na Apple. As três empresas possuem um posicionamento de marca fortíssimo, fruto de ações de marketing e comunicação estrategicamente muito bem planejadas.
Pronto para posicionar sua marca?
Não importa o seu segmento de mercado, você precisa continuar impulsionando estratégias que o conectem aos usuários e o definam como a primeira opção em suas mentes.
Portanto, quando se trata de posicionamento, nunca tire o pé do acelerador!
E aí curtiu esse conteúdo? Então não deixe de acompanhar os nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios.