Em 2023, o Deixa Circular fez parte do impacto socioambiental de mais de 100 brechós pelo Brasil. Durante todo o ano, mais de 400 mil peças foram vendidas.

Cada peça de roupa gasta, em média, 2.700l de água para ser produzida, por isso, as 400 mil peças economizaram 1 bilhão de litros de água. Também economizaram 7M de Kwh de energia (cada peça de roupa gasta em média 76,5 Kwh de energia) e, além disso, foram evitados que mais de 1M de kg de gás carbônico fossem lançados no ambiente, já que a produção de uma peça de roupa emite em média 1.600kg de gás carbônico.

Números muito significativos que refletem o impacto positivo da moda circular no social e ambiental do planeta, vindo contra ao ciclo linear que é produção, uso e descarte, e que faz da indústria da moda a segunda mais poluente do mundo.

A indústria da moda

A indústria da moda gera de 2% a 8% de todo o volume de emissão de gás carbônico do mundo e é a maior poluidora de fontes de água globalmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Você sabia que para a produção de uma simples camiseta de algodão é necessário 2.700l de água? E, sabia que o processo de tingimento das roupas envolve o uso de diversos elementos cancerígenos como amônia e mercúrio?

Diante dessa realidade, o reaproveitamento de peças que antes seriam descartadas surge como um dos movimentos mais ativos na busca por refrear os impactos socioambientais da moda.

Quando fazemos uma peça circular, estamos colaborando para um ciclo da moda mais sustentável, onde menos peças são descartadas e mais peças são reutilizadas. Além disso, contribuímos para um movimento que traz um mindset mais consciente para a sociedade.

Em 2024

Fizemos muito até aqui, mas, em 2024, o Deixa Circular quer levar ainda mais tecnologia e gestão para os brechós para que a moda continue circulando.

Eu vou deixar circular e você?


E se você também quer ter o Deixa Circular no seu brechó,

Fale com a gente