Está abrindo ou pensando em abrir uma empresa dedicada à venda de produtos?

Para quem está abrindo um novo comércio, é essencial estar familiarizado com os conceitos de nota fiscal eletrônica (NF-e) e DANFE online. 

De acordo com o site oficial da Fazenda, é conceituado como uma Nota Fiscal Eletrônica, um documento digital o qual é emitido e armazenado de forma eletrônica, com o objetivo de armazenar informações referentes a transações de mercadoria e prestações de serviço para finalidades fiscais, esses documentos podem ser identificados pela chave eletrônica da nota, a mesma é gerada e validada através do certificado digital da empresa emitente, onde contém os dados da venda e se for necessário para a emissão os dados do destinatário do produto ou tomador em casos de notas de serviço.

O que é DANFE? 

DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal) nada mais é do que um resumo da nota fiscal com um formato mais simples para ser melhor compreendido. Isso porque a NF-e é emitida em formato XML, para ser lida por computadores e sistemas.

O DANFE facilita o acesso e compreensão aos dados da nota fiscal, porém não a substitui, visto que não possui todas as informações que existem na NF-e e não possui valor fiscal. 

No entanto, é um documento de extrema importância para a circulação de mercadorias, e precisa ser impresso e enviado junto com os produtos vendidos, para o fornecedor ou cliente final.

Com a digitalização do comércio, processos e transações, a NF-e e o DANFE também ganhou sua versão eletrônica para facilitar a vida dos empreendedores e tornar todo o processo de emissão de notas mais seguro e prático. 

No DANFE online é possível consultar os dados completos das mercadorias e da transportadora. Inclui obrigatoriamente uma chave numérica de identificação da NF-e acompanhada de um código de barras, que permitem consultar a própria nota fiscal eletrônica.

Como emitir o DANFE? 

A emissão do DANFE pode feita pelo mesmo sistema emissor da NF-e, o que é recomendado pelo Ministério da Fazendo para garantir que todos os dados estejam corretos. 

Os dados da nota fiscal eletrônica devem ser preenchidos no sistema, e a nota é enviada para validação da SEFAZ (Secretaria da Fazenda). A validação costuma levar apenas alguns segundos e, se os dados estiverem todos corretos, a NF-e é liberada para emissão.

Assim que a NF-e for emitida, é só gerar e imprimir o DANFE. Lembrando que só é possível gerar um DANFE por nota fiscal. Caso existam muitos produtos na mesma nota, o DANFE pode ser emitido com mais de uma folha.

Lembre-se que algumas informações obrigatórias. 

Confira quais são:

  • nome e dados da empresa de emissão;
  • número e série do DANFE;
  • tipo de operação (se é uma nota de entrada ou de saída);
  • código de barras e chave de acesso.

No CHShop, o Sistema de Gestão da Chianca, existem diversas formas de emissão, todas de forma prática e ágil. 

Precisando emitir um DANFE? 

Continue a leitura! 

1° Comece escolhendo o seu Sistema de Emissão.Como dito anteriormente, o Ministério da Fazendo recomenda que o sistema seja o mesmo utilizado na emissão da NF-e para que não haja divergência de dados entre o documento impresso e o digital.

2° Preencha todos os campos solicitados.

Na hora de emitir o DANFE, existem algumas informações obrigatórias. 

São elas:

  • Número NF-e;
  • Chave de acesso NF-e;
  • Código de barras; 
  • Dados do emitente;
  • Dados do destinatário;
  • Data e hora de saída da mercadoria; 
  • Placa do veículo transportador; 
  • Dados da transportadora responsável; 
  • Natureza da operação; 
  • Descrição detalhada das mercadorias (valor, peso e demais características); 
  • Valores dos tributos. 

3° Confira todas as informações preenchidas. 

É de extrema importância que todas as informações preenchidas do DANFE estejam corretas e coerentes com a NF-e. 

4° Imprima o seu DANFE.

Após conferir todas as informações, chegou a hora de imprimir o seu DANFE. 

5° Lembre-se de respeitar o layout padrão do DANFE. 

De acordo com o Manual de Integração do Contribuinte existe um padrão de layout para emissão do DANFE que precisa ser seguido. Clique e confira! 

Deseja saber como emitir o DANFE dentro do CHShop? 

Visite o nosso EAD ou entre em contato com um de nossos 

consultores especializados através deste link e a acompanha as nossas novidades no nosso blog