O mercado se mostra cada vez mais competitivo e, empresas com potencial de crescimento precisam a todo momento traçar estratégias para reter talentos e manter seus profissionais engajados.
Não é de hoje que ouvimos falar como T&D (Treinamento e Desenvolvimento) é uma ferramenta importante para garantir economia no mercado.
Essa estratégia de treinamento e capacitação em home office de funcionários não só mantém seus colaboradores mais eficientes na busca por resultados, como mais dispostos e satisfeitos. Além de trazer benefícios como aumento de produtividade, eficiência nas tarefas e motivação.
O novo atual, o mercado em meio à pandemia, trouxe desafios que são, na realidade, verdadeiras oportunidades quando se pensa em economia e rendimento. Mas, antes de falarmos sobre as dicas e oportunidades no home office, vamos entender qual é a importância e diferença entre Treinamento e Desenvolvimento.
É fato, treinar e desenvolver os colaboradores de uma empresa é a melhor forma de preparar-se para lidar com os desafios de suas rotinas e manter-se em constante adaptação às mudanças impostas pelo mercado.
Qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
O treinamento aumenta a eficácia dos objetivos da empresa, resolvendo problemas de ordem comunicacionais, seja entre colaboradores ou entre setores. Além de sanar dificuldades de participação, falhas no gerenciamento do tempo e organização que podem facilmente melhorar suas habilidades.
Quais os principais tipos de treinamentos?
- Habilidades específicas
- Liderança
- Programa de Mentoria
- Cursos de Reciclagem
- Gratificação
- Cursos/Eventos Online
- Workshop
Seja pela tecnologia ou metodologia e estratégia educacional, a educação à distância (EAD) certamente é o segmento educacional que se encontra em maior desenvolvimento e, o cenário atual, não poderia estar mais hábil para que esse desenvolvimento cresça exponencialmente.
Diante dos desafios proposto neste momento do mercado, o home office foi, sem dúvidas, um dos mais marcantes. E, se a sua empresa não estava trabalhando ou preparada para este novo regime de trabalho, pode ter sofrido algumas dificuldades de adaptação. Por isso a capacitação em home office deve ser incentivada ainda mais.
Mas não se preocupe, deixaremos aqui dicas práticas para você aplicar no seu plano de treinamento.
Manter os seus colaboradores bem treinados sobre o seu produto ou serviço é fundamental, por isso, realizar pitchs, palestras ou até criar um mini curso pode ser indispensável para agregar ainda mais conhecimento.
E, por que não criar mini vídeos com assuntos específicos ou dúvidas frequentes?
Uma maneira simples e funcional de realizar treinamentos à distância em pequenas e médias empresas é aproveitar o conhecimento interno dos próprios funcionários.
Este momento de crise é também um momento de solidariedade, diversas empresas, academias e universidades estão disponibilizando curso que eram pagos de forma gratuita. Separar cursos específicos para cada setor da sua empresa, pode ser uma estratégia assertiva.
É como dizem “aprendemos mais quando passamos o conhecimento adiante”. Além de ser um belo clichê é também uma pura verdade!
Por isso, a dica extra é incentivar os seus colaboradores a montarem apresentações sobre determinados assuntos que se sentem à vontade e compartilhar com toda a equipe, criando assim um evento online.
Com estas dicas em mãos, você poderá criar aulas e eventos virtuais, oferecer cursos e treinamentos com baixo custo, porém com alta produtividade.
Legal, mas como incentivar os meus colaboradores a participarem?
É bem simples, gamifica!
Transforme o seu plano de treinamento e desenvolvimento em um game divertido e assertivo para sua empresa. Afinal, com profissionais cada vez mais capacitados, sua produtividade será ainda maior.
Dica extra: se você quiser deixar todo esse processo ainda mais prático e ágil, existem softwares que disponibilizam uma plataforma online para execução de capacitação. O foco dessas plataformas é proporcionar às empresas um espaço onde os seus colaboradores internos possam executar treinamentos no modelo fast learning (aprendizado rápido).