De um tempinho para cá, estamos falando sobre soft skills*, mundo VUCA*, adaptação, velocidade da mudança, globalização*, robotização*, como se elas não fossem acontecer, ou estivessem em uma realidade distante da nossa. De repente, “pá”, elas chegaram, novo normal, novos tempos, não sutilmente, mas no formato ou vai ou vai, ou você se adapta ou está fora. 

É um pouco dolorido para mercados que não estão preparados para mudanças, ou para aqueles profissionais que possuem pura resistência ao novo. Consequentemente, eles sofrem mais com o momento transitório que forçadamente estamos vivendo.

O novo nos traz incertezas sobre o amanhã, o desconforto no desapegar à rotina antes estabelecidas, o assombro da adaptação ao que antes estava ali na zona de conforto. Mas o que devemos fazer para minimizar as consequências que de fato já estão no nosso novo tempo?

É o seguinte, continuamos em sociedade, com necessidades, porém estamos com novos hábitos, ninguém parou de consumir, de trabalhar, de viver, então observar a nova dinâmica é o primeiro passo para uma adaptação mais assertiva. Novos costumes estão sendo estabelecidos, e cabe a reflexão como seu negócio, ou como seu lado profissional pode se adaptar a isso? Ahh, não estou conseguindo enxergar ainda, então vamos de exemplo prático: a população está consumindo totalmente por necessidade e de forma mais cômoda (sem sair de casa). Adapte seu negócio para o virtual ou delivery, adapte para um canal de distribuição na qual seu produto ou serviço seja entregue.  

No aspecto da gestão das equipes, o  rompimento da burocracia dos modelos rígidos de medição de produção.

Aquele em que tenho que estar de olho para saber se meu time entrega, está totalmente desconexo ao novo tempo, aderir a metodologias que visem o resultado e à ferramentas que auxiliem essa nova rotina é essencial. Por isso, rever o modo que sua equipe entrega o trabalho é totalmente indispensável. Os times podem incrivelmente estar mais produtivos e focados com o que realmente importa: entrega de resultados, é hora do gestor buscar as estratégias adequadas.

Os profissionais mais desejados do mercado são aqueles com habilidades extremamente humanas, como: criatividade, inteligência emocional, empatia, ser mutável. Tais competências são necessárias para o trabalho no novo tempo, são as famosas soft skills que agora estão nos mensurando o quanto delas realmente temos? Os níveis de problemas ligados à saúde mental cresceu drasticamente nesse período, o que nos leva a certeza do despreparo dos profissionais e sociedade ao novo que já vinha mostrando sua cara, mas chegou de vez para ficar. 

Busquem seu autoconhecimento e levantem as habilidades que você mais precisa desenvolver.

Faça essa ação em seu benefício, lembre-se: é tempo de adaptação.

Sobre os negócios, os impactos são expressivos, muitos infelizmente não terão continuidade nesse novo normal, novos tempos, porém outras milhões de oportunidades estão sendo criadas e demandadas. Estejam atentos, aumentem o repertório de conhecimento e atuação, veja que muito pode ser feito, não tenha receio à mudança ou a ideias fora da caixa, agregue serviços, disponha de produtos novos e se adapte ao novo mundo, ao novo mercado. Porque o que não dá mesmo é fazer mais do mesmo.

Vamos agir e levar seu negócio para alçar novos vôos no novo normal. 

Se nesse novo tempo você não introduziu uma nova tecnologia, ou ainda uma mudança de adaptação, está mais que na hora dessa guinada. Quebre a resistência, existem uma infinidade de soluções para você aderir e levar novas experiências de consumo ao seu cliente. 

Estamos com você! 

Soft skills*

– Termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. 

VUCA* – Acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Globalização*- Conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global

Robotização* – Nome dado para o processo que envolve a automação de tarefas outrora executadas por humanos. De forma que tais atividades passem a ser executadas por meio de robôs.

Então, o que você está esperando para se adaptar ao novo normal, novos tempos?

Entre em contato agora conosco e marque uma demonstração gratuite para decolar o seu negócio rumo ao sucesso.

Fale com o nosso comercial atráves do Whatsapp ou Chat Online