No universo das lojas virtuais, um dos pontos mais críticos e importantes são os métodos de pagamento, pois são decisivos para o sucesso da compra e, consequentemente, do seu negócio.
Isso porque não adianta ter o melhor produto, a melhor plataforma e o melhor preço, se na hora de finalizar a compra o processo não é eficiente. Um erro, uma falha ou um formato de pagamento inexistente pode fazer com que o seu potencial cliente possua grandes chances de desistência.
Por isso, a primeira dica é: ofereça métodos de pagamentos variados!
Mas, que métodos são esses?
O fato é que existe uma infinidade de alternativas para pagamentos online. São tantas opções que muitas vezes os lojistas se perguntam: qual é a forma de pagamento ideal para a minha loja virtual?
Nós te contamos!
A verdade é que cada forma de receber pagamento online atende a uma necessidade diferente. Por isso, lembre-se que a definição das formas de pagamento do e-commerce deve ser estratégica, a fim de garantir não só a satisfação dos clientes, mas também a lucratividade em cada venda.
Afinal, quanto mais opções de pagamento um e-commerce oferece, maiores serão as chances de um consumidor decidir comprar da loja virtual.
Os consumidores devem ter diferentes opções, com vantagens que facilitem na hora da compra, enquanto os lojistas também devem ficar de olho na saúde financeira do negócio.
Conheça as três formas de pagamento mais utilizada no mercado e, cá entre nós, atenção a última, pois ela pretende revolucionar a forma como as pessoas consomem e efetuam pagamentos.
- Cartão de crédito e/ou débito
Os meios de pagamento ideais para cada e-commerce variam de acordo com o nicho de atuação. No entanto, vale lembrar que as vendas feitas pela internet são feitas, em sua maioria, com o cartão de crédito.
O cartão de crédito e débito é a forma de pagamento preferida dos clientes e lojistas. Isso porque é a que tem a comprovação mais rápida, uma vez que o contato com a operadora costuma ser simples. Além disso, oferece mais segurança para os dois lados e é bem cômoda para os clientes.
No entanto, como existem pessoas que não possuem cartão de crédito ou têm receio de usá-lo, é fundamental que o e-commerce também tenha outras opções para receber pagamento online.
Mais vantagens com as Forma de pagamento para sua loja virtual?
– Custo variável baixo quando comparado a outros métodos de pagamento.
– Possibilidade de parcelamento sem juros com menor custo.
- Boleto bancário
Essa também é uma forma muito tradicional de pagamento, principalmente quando se trata de compras com valores baixos. Para usá-la, é preciso contratar o serviço de um banco, que fará a emissão do boleto ou contar com um sistema de gestão integrado a sua loja online que possibilitará os métodos de pagamentos necessários para o seu negócio.
A principal vantagem, tanto para o cliente como para o lojista, é a garantia de pagamento à vista. O boleto é um método bastante seguro, no qual o dinheiro já entra na conta da empresa assim que é verificado.
No entanto, a confirmação desse processo pode demorar um pouco, além do fato de não ser possível fazer o parcelamento da compra. Por esses motivos, muitas pessoas têm preferido o cartão de crédito.
- Carteiras Digitais
Também conhecida como e-wallets, as carteiras digitais funcionam de forma bem simples, através de um aplicativo de celular ou tablet que armazenará informações do usuário que serão utilizadas nas transações online ou por aproximação.
Uma das principais vantagens é que o aplicativos possuem bons recursos de privacidade e segurança, que vão desde de criptografia até autorização bancária.
E, quando falamos em pagamentos digitais, tornar-se necessário explanar um pouco sobre o novo método de pagamento que promete revolucionar o mercado.
+ Formas de pagamento para sua loja virtual
- Conheça o PIX!
Uma nova forma de realizar pagamentos e transferências instantâneas 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Em outras palavras, a nova solução do BC permitirá efetuar transações em tempo real. Elas acontecerão sem intermediação de terceiro: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para o conta de quem receberá os valores.
E, se você estiver se perguntando qual é o impacto da nova solução na vida dos comerciantes, nós te diremos!
Para pessoa física (CPF) o PIX será gratuito e isento de taxas, ao contrário do que acontece atualmente com o TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito).
O grande diferencial é a rapidez e a disponibilidade deste meio de pagamento: enquanto hoje existem restrições de dias, horários e quantias para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.
No Brasil, a média de abandono do carrinho gira em torno de 57%. Grande parte dessa taxa está relacionada às dificuldades no processo de compra/pagamento ou à sensação de insegurança dos clientes. Redirecionar o cliente para outro site e/ou obrigá-lo a fazer mais um cadastro são situações que, sem dúvida, não ajudam na redução disso.
Oferecer formas de pagamento direto com bancos e com operadoras de cartão de crédito pode ser uma alternativa para reduzir o abandono de carrinho do e-commerce. Em geral, lojas virtuais que trabalham com o pagamento direto incentivam que os consumidores comprem.