O varejo de moda é um dos segmentos que mais cresce no Brasil atualmente. Apenas nos primeiros três meses deste ano, as vendas do varejo cresceram em 3,3%, sendo o maior índice desde agosto de 2012. Já as vendas das lojas de moda tiveram um aumento de 5% neste primeiro trimestre (Panorama do Comércio 05/2023).
Diferente das expectativas geradas durante a pandemia e os lockdowns, o mercado da moda permanece estável e cada vez mais rentável. As pessoas não deixaram de comprar roupas e os números mostram isso. Os consumidores estão cada vez mais ativos, prezando pela qualidade e pela exclusividade dos produtos, pela reputação da loja de moda e conectados à tecnologia.
Mas, e você, lojista? Será que as suas vendas têm acompanhado o mercado?
Pensando no constante crescimento do mundo fashion e na necessidade de atender melhor ao consumidor, separamos 3 pontos que a sua loja de moda precisa para chegar ao sucesso.
1. E-COMMERCE
Um dos meios principais que grandes e pequenos negócios estão usando e abusando, quando se trata de vendas, é o e-commerce.
De acordo com o levantamento da Nuvemshop, em janeiro deste ano, as pequenas e médias empresas faturaram R$237,5 milhões em vendas online, um número que representa um crescimento de 33% em relação ao ano passado.
O e-commerce é prático, fácil e rápido para o consumidor. As vendas online dão um alcance muito maior para a sua loja de moda e a possibilidade de vender 24 horas por dia sem o cliente precisar sair de casa.
Investir no e-commerce é essencial para quem deseja crescer o negócio.
2. IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO
Os consumidores estão cada vez mais em busca de exclusividade. Não basta apenas estar no mercado, é preciso se destacar. Por isso, trabalhar na identidade da sua loja e dos seus produtos é um passo importante para garantir o seu espaço
A sua identidade faz parte da sua notoriedade e identificação com os clientes. O seu consumidor precisa conhecer a sua marca, se fidelizar com os seus produtos e ter uma experiência diferenciada com a sua loja.
Por isso, definir uma identidade visual, fazer a curadoria das suas peças e estabelecer a imagem que o seu negócio deseja transmitir, são pontos importantes para se investir.
3. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
De frente com um mercado competitivo e de muita concorrência, é preciso proporcionar uma experiência UAU para os seus consumidores e fidelizar clientes.
Para isso, é importante que você tenha um banco de dados para manter uma comunicação eficaz e estratégica com os seus clientes.
Além disso, com o cadastro do seus consumidores, você ainda tem a possibilidade de enviar e-mails com promoções, ofertas e novidades.
Use da tecnologia a seu favor e garanta para o seu negócio uma clientela que reconhece o valor do seu produto, da sua loja e do seu atendimento.
E foi pensando em ajudar os empreendedores da moda a chegarem ao sucesso, que nós da Chianca Softwares desenvolvemos soluções de gestão para cada um desses 3 pontos. Dá só uma olhada:
- E- COMMERCE: A Chianca oferece uma loja online totalmente integrada à sua loja física através de nossas plataformas parceiras, a Tray e a Loja Integrada. Assim, o seu estoque e inventário ficam integrados à sua loja online, possibilitando que o seu negócio venda no digital com o controle das entradas e saídas de peças.
- ETIQUETAS PERSONALIZADAS: Com o sistema Chianca você pode dar a cara da sua loja para os seus produtos com a impressão de etiquetas personalizadas. Sua loja com muito mais identidade.
- CADASTRO DOS SEUS CLIENTES: O sistema Chianca possibilita o cadastro dos seus clientes, incluindo os dados e contatos para que você fidelize seus consumidores e faça a sua clientela. Além disso, você pode enviar e-mails automáticos com promoções, queimas de estoque e campanhas de venda, endereçando para todos ou para um nicho de clientes.
Está vendo como ficou mais fácil levar a sua loja de moda ao sucesso?
A Chianca é especialista em inovação, tecnologia e gestão, por isso, estamos prontos para impulsionar o crescimento do seu negócio.