Golden Circle foi uma ideia criada pelo especialista em liderança Simon Sinek, e tem o objetivo de reforçar e comunicar o propósito do seu negócio.
Os negócios que começam pelo porquê são mais inovadores, mais influentes e mais rentáveis do que os outros. Veja o exemplo da Apple:
- Por que a Apple existe? Para desafiar o status quo e pensar diferente.
- Como ela faz isso? Criando produtos com muito design e fáceis de usar.
- O que ela faz? Excelentes computadores e aparelhos tecnológicos.
Vamos mergulhar nesse universo para você descobrir: Qual é o seu propósito?
Como funciona o Golden Circle?
Simon percebeu foi que todos grandes players têm ou tiveram um propósito ou ideal muito forte que fez com que persistissem e não desistissem, mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, Simon também pode concluir que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz e sim no por quê se faz algo.
Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, para as ideias quanto para as startups.
Quem começa pelo porquê INSPIRA. E as pessoas os seguem porque querem. Eis a diferença!
E como ele funciona na prática?
Negócios de sucesso precisam escolher o caminho inverso, fazendo do seu produto o resultado de um percurso que, em última análise, visa fazer uma diferença no mundo. O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.
Os clientes vão comprar seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio. Sinek resume esta ideia enfatizando que “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz”.
E ai? Já está pronto para usar o Círculo Dourado (Golden circle) de Simon Sinek na sua vida e na sua empresa?
Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar os nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios.