Ter uma boa gestão de equipes é imprescindível pois pessoas e negócios andam juntos, então vem ficar por dentro das melhores práticas para gerir seu time, afinal:

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Simon Sinek
Pessoas e negócios andam juntos! -Photo: James Duncan Davidson
Foto: James Duncan Davidson

Então te prepara que separamos uns insights massa.

Saiba como se comunicar de forma assertiva

Essa é uma das principais estratégias e é essencial em qualquer empresa. O líder precisa se comunicar de forma clara, direta e precisa.

Todo o time tem que entender as demandas que são passadas, e ter uma boa comunicação evita diversos problemas.

Não restrinja apenas comunicação à fala, registre por e-mail ou no grupo corporativo que o seu negócio utiliza para garantir que todos recebam e entendam, e é claro, esteja aberto a ouvir.

Identifique qual pessoa é a certa para vaga

Sua empresa pode ter um RH para realizar a seleção dos currículos, porém o líder do time deve participar da seleção, afinal ele mais que ninguém conhece a rotina do time e sabe das necessidades que são exigidas para cumprir todas as atividades diariamente. Saiba como indentificar as melhores pessoas para os seus negócios

O RH deve e poderá trabalhar em conjunto, tratando de temas mais gerais como a visão da empresa e testes psicológicos.

Mantenha a sua equipe motivada

Já ouviu a frase “Funcionários felizes produzem mais e com mais qualidade”? Isso está ligado à motivação, e quanto mais motivadas a sua equipe mais ela vai se empenhar em dar o seu melhor.

Seja exemplo

As pessoas de sua equipe irão muitas vezes seguir o seu exemplo. Se você deseja que sua equipe se envolva em um projeto, seja você o mais entusiasmado com ele.

Trate a todos com respeito e seja bem humorado sem perder a seriedade quando se trata de assuntos importantes, onde seja necessária uma concentração e um esforço maiores.

Mostre à sua equipe que competência e bom humor podem andar juntos.

Passar um feedback assertivo

Uma boa gestão de equipes conta com um líder que constantemente fornece feedbacks a seus liderados, que, além de manter a equipe unida, mostra que você se preocupa com todos e que devem trabalhar em conjunto.

A cada atividade realizada procure dar um retorno, pois essa prática trabalha em conjunto com a motivação.

Dê o feedback negativo de forma mais leve. Comece elogiando algo que foi acertado e depois para aquilo que precisa ser mudado.

Cuidado com os conflitos

Conflitos acontecem em qualquer ambiente, inclusive nas empresas. Na gestão de equipes o líder não deve ignorá-los, pois algo que começa pequeno pode virar um grande problema.

É preferível que você não tome parte de nenhum dos lados e ouça o que os envolvidos têm a dizer. Procure não ignorar e deixar que o problema se torne ainda maior, causando prejuízos para a equipe e até mesmo para a empresa.

Não deixe tudo com o RH

A gestão de equipes não deve ser feita apenas pelo RH, mas sim um trabalho em conjunto deste setor com os líderes de cada equipe.

É preciso que colaboradores e gestores sejam aliados e cresçam juntos como equipe.

Se sua empresa ainda não segue alguma dessas dicas para gerenciar uma equipe é hora de mudar isso para obter mais qualidade de vida no ambiente de trabalho e assim aumentar a produtividade.

E aí curtiu esses insights? Então não deixe de acompanhar os nossos conteúdos!