Rebranding é a ação de transformar a imagem de um produto ou de uma empresa para gerar novas percepções do público-alvo ou personas.
Mas por que isso é importante?
A decisão de um Rebranding pode ser dirigida pela administração da empresa ao perceber que a mensagem passada pela empresa não se adequa às características atuais, ou para mudança do público ou simplesmente uma etapa para lidar com uma crise de gestão.
Como realizar um rebranding?
Antes de tudo é importante entender por qual motivo essa mudança é necessária, escute seus colaboradores gestor ou faça uma pesquisa com seu público e analise os feedbacks construtivos. Entendendo todo o diagnóstico completo que você adquiriu, agora analise a sua situação econômica e todos os seus concorrentes, para que todas as etapas sejam para contribuir com seu setor de negócios e com seu objetivo inicial. O processo de rebranding deve ser completo, contemplando desde a linguagem utilizada no marketing da empresa até os elementos visuais de seu logotipo. Essa tarefa não é fácil, mudar padrões, a percepção e o consumo do seu público demora, mas surtirá efeito se tudo for feito com planejamento e estratégias.
Cases de Sucesso
Chianca Softwares
Logotipo Chianca Softwares 2010 Logotipo Chianca Softwares 2020
A Chianca passou por um rebranding após 10 anos, e na imagem acima podemos perceber as diferenças na logotipo, com os tons de vermelho, o formato da letra e do ícone que antes era um gráfico e agora um foguete.
A empresa entendeu o seu público e suas personas e o que precisava ser alterado na cultura da instituição. Logo as mudanças ocorreram na identidade visual, nas vestimentas e nos ambientes de trabalho.
Skol
A Skol como demais cervejarias no Brasil, utilizavam um padrão publicitário que se relacionava com público masculino.
Sendo assim, em 2017, no dia Internacional da Mulher, a empresa viu a necessidade de se comunicar também com o público feminino.
E assim começaram a utilizar: “Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais”.
Assista a campanha e entenda o porque é necessário entender seu público!
O Processo de Rebranding precisa ser notado pela sua persona. Busque estratégias para criar uma expectativa em sua audiência, alcance por meio de campanhas de Marketing Digital e muitos estudos.
E não deixe de acompanhar os nossos conteúdos!