Antes de tudo, toda técnica de negociação é importante não apenas para o vendedor, porém para todos os empreendedores!
E em primeiro lugar, você deve conhecer bem os tipos de clientes a qual a sua empresa precisa elaborar estratégias.
Existem diversos tipos de técnicas que podem ser assertivas para você, entretanto dois fatores são essenciais inicialmente:
Negociação ou Planejamento?
Aquilo que não se planeja, deixa você vulnerável para acontecimentos e imprevistos. Portanto, um excelente negociador precisa planejar a sua negociação.
É preciso adquirir o máximo de conhecimento possível sobre a negociação.
Perguntas como: você consegue entregar um produto de qualidade para esse cliente? E quais as motivações desse cliente? deve fazer parte do seu repertório, antes mesmo de iniciar uma nova negociação.
Essa técnica te proporciona mais subsídios para definir suas decisões e aumentar seu poder de influência e argumentação.
Confiança
Então, você conhece o seu público a fundo para se sentir confortável nos diálogos e relações necessárias?
A alma de todo negócio é ter um cliente fiel. Logo negociar também é criar conexões. Somos muito mais propensos a sermos influenciados por pessoas que admiramos e gostamos.
Por isso mesmo que uma das técnicas de negociação mais eficazes é conhecer a outra pessoa.
Basicamente, a reciprocidade é a arma mais poderosa da natureza humana e é muito assertiva em uma negociação. Será que seu cliente terá uma imagem positiva sobre seu trabalho?
E em conclusão desse contexto, a técnica de “Rapport” pode ser bastante eficaz para você. “Rapport” é nada mais e nada menos que uma técnica utilizada para estabelecer relacionamentos mais próximos com outras pessoas. E o mais mágico do Rapport é que essa conexão também pode acontecer de forma inconsciente.
Por fim, conheça outros métodos e técnicas para planejar e executar sua abordagem. Faça a sua empresa crescer, gestor! E continue acompanhando os conteúdos da Chianca!