Se você deseja saber como emitir Notas Fiscais, fica de olho neste post!
Muitas pessoas pensam que emitir nota fiscal é algo complexo e burocrático, porem nós te mostraremos uma forma prática e muito simples para você utilizar no seu negócio.
A maioria das empresas tem a obrigação de registrar a compra e venda de produtos e serviços através da Nota fiscal. Por isso, além de emitir o documento, é preciso emitir da forma correta e evitar multas indesejadas.
E, se você ainda não está emitindo ou não sabe como emitir, continue lendo esse artigo!
O que é a Nota Fiscal?
A nota fiscal é um dos documentos mais importantes de uma empresa, ela é responsável por registrar as operações de compra e venda de produtos ou serviços, além de também ser usada para recolher os impostos decorrentes das transações comerciais, como o ISS e ICMS, no caso de empresas não cadastradas no Simples Nacional.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a maioria das empresas são obrigadas a emitir nota fiscal, porém existem algumas restrições. Por exemplo, empresas que fazem parte do regime MEI não são obrigadas a emitir notas fiscais, apenas nos seguintes casos: quando realizar negócio com outras pessoas jurídicas (CNPJ) ou em casos onde o consumidor exige a nota fiscal.
Dessa forma, caso você deixe de emitir a nota fiscal quando é exigido, poderá colher diversas consequências negativas, como problemas com o Fisco e, nos casos mais graves, responder por sonegação fiscal.
Por outro lado, existem empresas que só aceitam fornecedores que emitem notas fiscais. Por isso, caso você não possua esse registro, acabará perdendo oportunidades de negócios. Ou seja, não cumprir essa obrigatoriedade, além possuir possíveis problemas fiscais, também trará despesas indesejadas para o gestor.
E, se você quiser saber como emitir notas fiscais de forma correta e automatizada, nós te mostraremos uma solução. Afinal, só emitir a nota fiscal não é suficiente, também é preciso fazer esse processo corretamente, calculando os imposto e registrando as informações verdadeiras.
No primeiro momento, o mais importante é conhecer os modelos de notas fiscais que existem.
Quais são os tipos de notas fiscais existentes?
Em primeiro lugar, atente-se para saber quais são as notas que a sua empresa deve emitir no dia a dia. Existem muitos tipos, porém existem três modelos mais usados:
- Nota fiscal (NF): documento usado para fazer o registro de compra e vendas de produtos. Também é responsável por outras operações, como importação, exportação, remessa, retorno e devolução, por exemplo. Concluindo, é um modelo muito utilizado no segmento de atacado, varejo, lojas e e-commerce em geral usam essa nota fiscal.
- Nota Fiscal de Serviços (NFS): modelo usado para fazer o registro da prestação de serviços. Geralmente utilizado por oficinas mecânica, agências de publicidade e clínicas estéticas.
- Nota Fiscal do Consumidor (NFC): é um tipo de nota que está substituindo o modelo do cupom fiscal. Formato geralmente emitido no ponto de venda, também chamado de caixa. Geralmente utilizado por empresas de Varejo.
Além delas, podemos dizer que existe dois modelos de notas fiscais:
Formato tradicional: é a conhecida nota emitida em papel, no qual o preenchimento de todas as informações é feito manualmente. Este modelo deve ser reservado em arquivos e pastas físicas.
Formato Eletrônico: possui o mesmo valor da nota tradicional, porém sua emissão e armazenamento é feita somente pelo computador, de forma digital. Ao invés de preencher as informações à mão, otimize o seu tempo e digite os dados no sistema de gestão especializado para o seu negócio, como o Chianca.
Ou seja, para identificar esse modelo, basta observar que após o nome do tipo de nota, existirá o termo “-e”. Por exemplo, NF-e e NFC-e.
#VocêSabia:
Criada no ano de 2006 pela Receita Federal para facilitar o trabalho do Fisco e do empresário, a Nota Fiscal Eletrônica agilizou o processo de identificação de possíveis sonegações fiscais, mas também para beneficiar as empresas. Confira algumas das muitas vantagens existentes:
- Economia de papel;
- Economia de custos com a emissão e armazenamento das notas;
- Agilidade no preenchimento da nota fiscal;
- Agilidade no envio das informações para o Fisco;
- Envio da cópia do cliente por e-mail;
- Automatização de processos;
- Facilidade no arquivamento dos documentos (feito digitalmente);
- Maior agilidade em caso de auditoria;
- Redução do risco de erros e fraudes.
Para resumir, utilize a emissão da nota fiscal eletrônica para automatizar os processos internos do seu negócio e torná-los ainda mais ágeis, seguros e práticos.
Precisa de ajuda para emitir suas Notas Fiscais?
Deixa com a gente, nós te ajudamos!
Aqui na Chianca, nós desenvolvemos uma solução para você, onde além de gerir todas as áreas do seu negócio e controlar todas as suas vendas, você também poderá emitir suas notas fiscais de produtos e serviços de forma automatizada e segura.
Como resultado, terá uma gestão automatizada e com resultados reais na palma da sua mão. Afinal, para nós, o mais importante é levar o seu negócio ao sucesso.

Então, o que você está esperando? Comece a utilizar agora mesmo essas dicas para destacar o seu negócio no mercado, entre em contato agora conosco e marque uma demonstração gratuita para decolar o seu negócio rumo ao sucesso.
Fale com o nosso comercial através do Whatsapp ou Chat Online.