Durante uma negociação ou venda, você compraria a ideia de quem fala com confiança ou de quem parece nervoso? É importante antes de priorizar uma venda, focar na sua oratória primeiramente.
Tão importante quanto trazer as características de bater um bom papo para uma reunião é entender que o mais importante é o domínio do assunto abordado. E, quando não se é um especialista, como no mercado muito vertical de um Lead, saber exatamente quais perguntas fazer para manter a atenção do público faz toda a diferença.
Em primeiro lugar, quanto mais naturalidade houver na fala, melhor é o orador. Se o seu negócio engloba algumas palavras e expressões de difícil verbalização, pratique-as sozinho e em voz alta algumas vezes ao dia. Vale até mesmo compor frases que as contenham para que você possa ouvir por completo e, assim, identificar e corrigir possíveis repetições.
Observe como está a sua postura corporal, qual é a emoção expressada em seu rosto, como estão os seus gestos e pernas.
Seu corpo todo está mostrando uma mensagem de autoconfiança ou de insegurança, nervosismo e até mesmo ansiedade.
Antes mesmo de você dizer a primeira palavra ao seu cliente, ele pode já estar interpretando a sua comunicação não verbal e tirando conclusões se deve, ou não, conectar-se a você.
Com o auxílio do celular, leia trechos em voz alta e grave-os para ouvir depois. Seja crítico na sua audição e perceba os pontos em que a sua voz oscila e no tempo das pausas entre as sentenças. É essencial que o vendedor, ao conversar, não faça pausas longas.
Elas podem ser percebidas como dúvidas ou desconhecimento.
Portanto, acredite no seu potencial e faça diferença na sua rotina, pratique e inicie esse processo nas suas reuniões.
Por fim, temos diversos conteúdos por aqui e no Podcast BoRampar para te auxiliar, continue nos acompanhando!